PRADFOR
Maior padronização nos franqueados, maior lucro. Por que seria tão difícil?
Sem uma ação contínua de busca pela padronização qual a probabilidade de seus franqueados perderem as condições mínimas desejáveis de qualidade dos processos operacionais, de reprodutibilidade e de segurança?
Com certeza seriam baixas as chances do franqueado.
É claro que as franquias mais tradicionais já resolveram parte deste problema com o uso dos procedimentos operacionais (POPs). Podemos afirmar, no entanto, que resolveram em parte, pois os processos para terem condição de fidelidade ou precisão, acabam por demandar:
1. uso constante,
2. verificação do uso em diferentes locais e por diferentes operadores,
3. avaliações repetidas e por aí vai.

E indo além, sem perspectiva de padronização dos franqueados, o franqueador passa a lidar com um cenário imprevisível. O problema é quando o cenário imprevisível começa a ser percebido pelo cliente final. Aí entra em jogo a própria lucratividade do negócio como um todo, já que o consumidor se torna sensível a comportamentos imprevisíveis. Afinal de contas por que em uma franquia ele é atendido no prazo acordado e em outra não? Por que em uma unidade, a pizza pedida pelo delivery chega quente, em outra chega fria e em outra sequer chega (e sem nenhum aviso)? Por que no mesmo 0800 um atendente informa que a entrega chegará em 20 minutos e no mesmo 0800, uma semana depois, o cliente é informado que a mesma entrega levará 60 minutos?
Soma-se a isto questões como preços com variação muito alta, etiquetas com visualização de preços em um PDV e sem visualização de preços em outro da mesma marca e na mesma cidade, camisa com TAG em uma loja e sem TAG em outra...A lista pode ir crescendo a medida em que os padrões forem sendo deixados de lado.
O gerente de canais e de rede de franquias é um ser humano como qualquer outro e merece uma vida mais tranquila concordam?
Hora de pensar em padronização dos processos e em treinamento. Estabelecer o padrão não é tão difícil. Repetir e treinar requer atenção e, obviamente, investimento. Por mais padronização e por mais lucros! Fale com o PRADFOR!