PRADFOR
Maximizar os Benefícios da Diversificação de Fornecedores B2B requer Ação Prática
A importância econômica e social das iniciativas de diversificação de fornecedores no B2B são evidentes. A questão é saber se de fato as corporações brasileiras creem nisto.
O que se vê no momento é que ações práticas e simples ainda estão um pouco distante das diretrizes do topo da administração. Exemplos:
Ausência de portais específicos para cadastro de novos ou potenciais fornecedores;
Áreas dentro dos sites dedicadas ao assunto "fornecedor" ocultas, pouco interativas, com poucos hyperlinks ou com estrutura de navegação pouco amigável;
Situações onde os novos ou potenciais fornecedores são direcionados para Marketplaces que, apesar de confiáveis, apresentam relativa complexidade de ingresso, em especial para fornecedores de pequeno porte;
Ausência de um ambiente de sinalização de demanda anual (agregada ou não) por famílias de produtos ou por SKUs.
É preciso ir adiante com as diretrizes de que o supply chain organizado pode fortalecer o business de uma organização como um todo.
Novas abordagens para resiliência da cadeia de suprimentos irão resultar em altas taxas de continuidade nos negócios de grandes corporações e atenuar significativamente os riscos de ruptura operacional e consequente perda de receita.
Já não é hora de começar a tratar destes 4 pontos citados acima?
"A verdadeira competição é entre cadeias de suprimentos, não entre empresas." Martin Christopher